O mundo das milhas está cada vez mais inserido na vida dos viajantes brasileiros, mas para os mais iniciantes, ainda restam algumas dúvidas sobre como tudo funciona, principalmente para quem deseja aprender a viajar com as milhas aéreas.
Pensando nisso, preparamos um guia completo, mostrando como as milhas funcionam, as melhores estratégias para acumular pontos no dia a dia e todas as vantagens em viajar economizando ou até mesmo de graça com as milhas.
Se você se interessou por esse mundo, pare tudo o que estiver fazendo e veja todos os segredos que os viajantes e milheiros profissionais utilizam todos os dias.
Como funcionam as milhas aéreas?
As milhas são pontos que você ganha dentro dos programas de fidelidade das companhias aéreas, e que posteriormente podem ser trocadas por passagens, produtos e serviços dentro desses programas. A ideia é que elas sirvam como uma forma fidelizar os viajantes, trazendo diversas recompensas exclusivas.
Existem diversas formas de acumular milhas, entre elas estão voando pelas companhias, usando o cartão de crédito e assinando clubes. Mais pra frente falaremos mais sobre as formas de acúmulo.
Principais programas de milhas aéreas
Cada companhia aérea conta com um programa de fidelidade exclusivo. No Brasil existe o LATAM Pass, Smiles e TudoAzul, já os internacionais mais conhecidos são AAdvantage, TAP Miles&GO e Flying Blue. Nesse artigo não falaremos sobre programas como Livelo e Esfera, pois não estão ligados a nenhuma companhia aérea.
Smiles – GOL
O programa Smiles é exclusivo e oficial da companhia aérea GOL, e as formas de acumular milhas são voando pela própria GOL, companhias aéreas parceiras, Clube Smiles, comprando produtos no Shopping Smiles, transferindo pontos do cartão e através de serviços como hotéis e aluguel de carros.
LATAM Pass – LATAM
O programa LATAM Pass, que é exclusivo da LATAM, também possui formas bem parecidas de acumulas milhas aéreas. Contando com uma rede de parceiros gigantesca e com cartões de crédito exclusivos que pontuam mais que os tradicionais do mercado. Veja aqui tudo sobre o LATAM Pass.
TudoAzul – Azul
O programa TudoAzul também acumula através de voos pela Azul, empresas parceiras pela Interline, compra de produtos, assinatura do Clube e cartões de crédito exclusivos. As vantagens e benefícios vão variar de acordo com a sua categoria no programa. Veja aqui tudo sobre o TudoAzul.
TAP Miles&GO – TAP
O TAP Miles&Go é o programa internacional e oficial da companhia aérea TAP. O queridinho dos viajantes quando o assunto é viajar para a Europa, principalmente Portugal, traz diversos benefícios para os seus participantes. Se você deseja economizar bastante para esses destinos, vale muito a pena fazer parte do programa.
AAdvantage – American Airlines
O AAdvantage, programa oficial da American Airlines é a melhor opção para quem deseja economizar viajando para os EUA, além de contar com mais de 1.000 destinos pelo mundo. O programa segue basicamente o mesmo padrão, com acúmulo de milhas através de voos, reservas de hotéis, aluguéis de carro, além de outras parcerias.
Vantagens em viajar com milhas
Viajar com milhas pode ser muito vantajoso, principalmente quando o assunto é economia. E não fique pensando que só vale a pena com passagens econômicas. Muitos viajantes de primeira classe, utilizam as milhas para conseguir reduzir custos e viajar com muito mais comodidade. Principalmente para quem gosta de compras muitos produtos e usar o cartão de crédito com frequência.
Além disso, dependendo da sua categoria dentro de um programa ou o cartão de crédito que você tem, é possível acessar salas vip e ter preferências na hora do embarque e retirada de malas. Muitas vezes você também conta com bagagens despachadas gratuitamente e até malas extras.
Aprenda a acumular milhas para viajar
A primeira etapa para quem pretende entrar no mundo as milhas aéreas e começar a usar os pontos e as vantagens durante as vagens, é criando conta nos principais programas de fidelidade do Brasil. Não se limite apenas aos programas das companhias aéreas, como citamos anteriormente. Você também deve fazer parte de programas como Livelo e Esfera, que ajudam a pontuar bastante através de promoções de bonificações.
Agora vamos seguir com as dicas de como acumular milhas da melhor forma.
Viajando
Todo esse movimento começou com os programas surgindo com a ideia de fidelizar os viajantes nas companhias. Então uma das formas de acumular milhas, é viajando. Cada trecho que você voa com uma companhia, gera pontos que são acumulados dentro dos programas e que ajudam, principalmente, a subir de categoria e trazer ainda mais vantagens.
Então sempre que você viajar, verifique como e quais são as condições para você acumular os seus pontos dentro dos programas das companhias aéreas.
Comprando no dia a dia
A outra forma bastante comum para acumular milhas, é através dos seus gastos no dia a dia. Muita gente não sabe, mas dentro dos programas, é possível realizar compras em sites parceiros e ser bonificado com pontos. E quando eu digo sites parceiros, são grandes varejistas e serviços que você provavelmente já realize e utilize todos os dias.
Fique sempre atento as promoções que acontecem nos programas, que bonificam com pontos por cada real gasto. Além disso, você também precisa ficar de olho em promoções para reservas de hotéis, aluguéis de carros, Uber e muito mais, já que esses serviços também serão utilizados durante as suas viagens.
Assinando clubes
Se você pretende ser um viajante profissional, é muito importante que você faça parte dos clubes dentro dos programas. O melhor é tentar assinar todos, mas sabemos que não é algo muito fácil, pois eles não são tão baratos. Mas a comodidade e vantagens que os clubes trazem, são enormes, e podem adiantar muito o seu acúmulo de milhas. Com promoções que são exclusivas apenas para os assinantes.
Cartões de crédito
Além de pontuar fazendo compras no seu dia a dia como falamos anteriormente, é muito importante que você entenda sobre os cartões de crédito e tenha uma estratégia muito clara sobre esse assunto. Existem algumas vantagens que são exclusivas para cartões específicos, principalmente para cartões co-branded com as companhias aéreas. Ter o cartão certo e saber usá-lo, pode fazer com que o acúmulo de pontos chegue a triplicar.
É obrigatório o uso de cartão de crédito?
Essa é uma dúvida que muito viajante iniciante tem, já que o mercado vende essa ideia de que é necessário ter cartão de crédito para acumular milhas. Mas a resposta é, NÃO!
Existem diversas formas de acumular sem ter cartão de crédito, principalmente através das compras do dia a dia. Mas é claro que o empurrãozinho que eles dão, pode ser a virada de chave que vai mudar a sua vida no mundo das milhas.
Quanto custa viajar com milhas?
Agora chegamos ao ponto onde provavelmente você esteja interessado “quando custa viajar com milhas?”. Essa é uma pergunta que não é possível dar uma resposta concreta, já que o valor das milhas e as estratégias utilizadas, pode mudar a qualquer momento. Podemos até dizer que as milhas funcionam como “ativos”.
Tudo vai depender da demanda dos voos, da categoria que você faz parte e da promoção que você usou para acumular as suas milhas. Uma dica muito boa, é que você fique sempre atento ao mercado, pois também existem promoções de voos com milhas, que surgem rapidamente. Veja aqui as principais cotações de milhas aéreas.
Passagens com milhas x passagens com dinheiro
Antes de trocar suas milhas por uma passagem, é muito importante que você verifique o valor do mesmo voo em dinheiro. Uma dica bem legal, é que você tenha uma planilha para chegar em uma média de quanto custou o seu milheiro. Isso vai fazer com que você tenha claro se está compensando comprar uma passagem com milhas, ou se é melhor pagar por ela. Pois as suas milhas poderão ser utilizadas em uma oportunidade melhor no futuro.
Como encontrar passagens com milhas?
Agora que você sabe todas as dicas para viajar barato com as milhas, chegou a hora de saber onde encontrar essas passagens. O primeiro passo é verificar dentro de cada programa que citamos aqui anteriormente, lá você vai ter uma ideia dos custos com pontos e pagando em dinheiro. Também existem alguns aplicativos que fazem um compilado de todos os programas, um deles é o Oktoplus, que é bastante utilizado pelos milheiros profissionais.
Outra dica, é utilizar sites como o Skyscanner, pra você ter uma noção de qual companhia tem o melhor valor para um determinado destino, e após isso, fazer a cotação dentro do programa de fidelidade dessa companhia.
E aí, está preparado para mudar as suas viagens e o seu mundo com as milhas aéreas?
Respostas de 2
Olá Caio,
Gostei dessas explicações, pois conhecia muito pouco dessa mundo da milhas.
Mas, acumular milhas, o suficiente para viajar é demorado.
Eu gostaria de saber onde poderei comprar milhas por um preço melhor do que o ofertado pelas companhias, onde o milheiro custa R$ 70,00?
Olá Evangelina,
Existem diversas estratégias que você pode aproveitar, onde os programas de fidelidade e milhas vendem pontos com bastante desconto. Uma opção também é assinar os clubes, aproveitar promoções de transferência, compra de produtos e etc. Ficar só nos pontos orgânicos do cartão de crédito é realmente bem demorado.