Vender milhas aéreas tem se tornado uma das melhores fontes de renda extra nos últimos anos. Com o aumento de programas de pontos, mais pessoas viajando e opções de cartões de crédito que geram milhas, muitas pessoas começaram a entrar nesse mercado.
Mas ainda existem muitas dúvidas sobre esse mercado e como ele funciona, por isso hoje vamos passar um tutorial completo para você aprender a vender milhas aéreas.
O que são milhas aéreas?
Primeiro você precisa entender o que são as milhas aéreas. Esse mercado surgiu nas companhias aéreas, que bonificava os viajantes mais frequentes, com pontos que poderiam ser trocados por descontos ou passagens aéreas gratuitamente.
Junto com isso, surgiram os programas de pontos dos bancos e cartões de crédito, que também começaram a bonificar os clientes que faziam mais compras, geralmente revertendo pontos por cada dólar gasto.
Como acumular milhas aéreas?
Atualmente existem algumas formas para você conseguir acumular milhas aéreas ou pontos, as principais são: viajando de avião, realizando compras no cartão de crédito, comprando produtos e recebendo pontos e com parcerias dos programas, como hotéis, aluguéis de carro e etc.
Viajando nas companhias aéreas
Toda vez que você viaja com uma determinada companhia aérea, ela bonifica os voos junto aos seus programas de fidelidade. No mercado brasileiro, os principais são a Smiles (GOL), Tudo Azul (Azul) e Latam Pass (LATAM). Então toda vez que você realizar um trecho com uma dessas companhias e tiver o cadastro nos programas de pontos, você será bonficado.
Utilizando o seu cartão de crédito
Outra forma que também é comum para ganhar pontos, são com compras no seu cartão de crédito. Muitos bancos também possuem programas de pontos, que bonificam os seus usuários quando realizam alguma compra no cartão.
Mas calma, não confunda esses pontos com as milhas aéreas. A pontuação varia de cartão para cartão, mas geralmente elas são estipuladas através em pontos trocados em cada dólar gasto.
E como esses pontos viram milhas? Os programas de pontos fazem diversas promoções e parcerias com as companhias, que ao enviar os pontos para um programa de fidelidade aéreo, você recebe um bônus, multiplicando e transformando esses pontos em milhas.
Comprando produtos e ganhando pontos
Também existem algumas promoções e parcerias entre bancos, companhias e lojas de varejo, que bonifcam os compradores ao realizar a compra de um produto. Essas promoções acontecem periodicamente e tornam-se uma grande oportunidade para quem deseja comprar um produto com “desconto”, já que você ganha pontos que podem ser revertidos em venda de milhas aéreas.
Utilizando serviços e hospedando-se em hotéis
Em todo esse ecossistema, também existem serviços e hotéis que bonificam os usuários com pontos e milhas. Entre eles estão grandes redes de hotéis, Uber, 99 e outros serviços bem famosos do mercado.
Como comprar milhas aéreas?
Muita gente não sabe, mas também é possível comprar milhas aéreas. E esse é o segredo que os milheiros profissionais utilizam para escalar os resultados e garantir uma boa grana com as milhas.
Todos os programas de pontos possuem clubes de assinaturas, que você paga uma mensalidade e é bonificado com pontos e milhas. Isso faz com que o valor para ter essas milhas, sejam bem vantajosos, além de outros benefícios que você tem por ser membro de um clube.
Periodicamente, esses programas também lançam descontos para que você compre grandes lotes, por um preço bastante atrativo.
Como vender milhas aéreas?
Agora que você já sabe o que são as milhas aéreas, como fazer para acumular e comprar os pontos, vamos ter mostrar como vender suas milhas e ganhar dinheiro com elas.
A venda de milhas funciona da seguinte forma, você libera os seus pontos para que sejam emitidas passagens aéreas com eles, em troca você recebe um valor por isso.
Como muitas vezes emitir passagens com milhas é mais barato que comprar da forma convencional, todo mundo sai ganhando. O comprador paga mais barato na passagem e você ganha dinheiro em cima de milhas que estavam paradas, ou que iam expirar.
Onde vender minhas milhas aéreas?
Existem basicamente 3 formas de vender as suas milhas aéreas no mercado brasileiro. A diferença entre elas está no tempo para vender, valores pagos pelas milhas e o trabalho que você terá para realizar a venda.
Sites para vender milhas aéreas
O local mais fácil para você vender suas milhas aéreas, são os sites e plataformas especializadas em na compra delas. Nesses sites você cria uma conta, coloca a quantidade de milhas e qual programa de fidelidade você tem e realiza uma cotação.
Após a cotação, você informa se aceita ou não realizar a venda. E ao aceitar, eles acessam a sua conta no programa de fidelidade e fazem as emissões de passagens.
Maxmilhas
Provavelmente você já conheça a MaxMilhas. Ela é uma das maiores empresas do mercado e também uma das mais confiáveis. Contando com um sistema totalmente automatizado, é bem fácil realizar suas vendas com eles.
Hotmilhas
A Hotmilhas também é bem famosa e quem está por trás dela é a 123 Milhas, que provavelmente você também já conheça. O sistema deles é um pouco diferente da MaxMilhas, mas também é muito fácil realizar uma cotação e vender suas milhas.
Compromilhas
Outra empresa que está crescendo cada vez mais e tem mais de 10 anos de mercado, é a Compro Milhas. O sistema deles é bem parecido com o da Hotmilhas, onde você simula uma cotação e recebe um contato para efetivar a venda.
Cash Milhas
A Cash Milhas também é bem conhecida entre os milheiros profissionais. Ela conta também com um sistema que não é tão automatizado, mas bem eficiente para quem deseja vender milhas aéreas.
Bank Milhas
Para fechar a nossa lista, também existe a Bank Milhas. Seguindo a mesma linha das outras empresas, na Bank Milhas você faz uma cotação, cria a sua conta e depois recebe o contato para realizar as vendas.
Vender milhas aéreas para agências
Uma as modalidades de venda de milhas aéreas que os milheiros estão aderindo, é fazer parceria com agências de turismo. Sendo algo um pouco mais informal, os seus ganhos podem ser bem maiores do que vendendo para os sites grandes.
Esse modelo funciona basicamente com um contrato firmado com agências de turismos, que vão utilizar os seus pontos para emitirem passagens aos clientes.
É muito importante que você conheça bem a empresa antes de fechar algum tipo de parceria, já que podem ocorrer alguns imprevistos.
Vendendo passagens com milhas aéreas
Agora se você pretende ganhar muito mais dinheiro vendendo milhas aéreas, emitir passagens com os seus pontos diretamente para os viajantes, é o modelo mais rentável. Porém, não é algo tão simples, já que você vai precisar atrair esses clientes, fazer as cotações de passagens com milhas e realizar a venda.
Só que por outro lado, fazer esse tipo de negócio fica muito mais lucrativo, já que você vai tirar o intermediário, que são os sites especializados e as agências de turismo da jogada.
Comprar e vender milhas aéreas vale a pena?
Mas será que realmente vale a pena vender milhas aéreas? A resposta é sim. Sugerimos que você entre nos sites que compram milhas e faça uma cotação com o que você tem hoje em dia. Assim você terá uma ideia de como esse mercado é lucrativo.
Muitas pessoas acabam se iludindo com a troca de pontos por produtos que são oferecidas pelos programas de pontos. Se você cotar o valor que suas milhas estão valendo, vai saber que trocar por produtos é a pior coisa do mundo.