Se você, assim como nós, é louco pelo mundo dos pontos e das milhas aéreas, com toda certeza já ouviu falar sobre as famosas tabelas fixas. Nesse post, nós abordaremos tudo sobre elas, o que são, como funcionam, quais são as vantagens e desvantagens, e todas as companhias aéreas que contam com esse modelo de emissão. Então se você quer aprender tudo sobre as tabelas fixas, pare tudo o que estiver fazendo e leia esse texto com muita atenção, pois tenho certeza que suas viagens ficarão ainda mais em conta.
O que é e como funciona uma tabela fixa?
A tabela fixa, também bastante conhecida como tabela de teto de milhas, é uma forma de precificação pré-definido para você resgatar passagens aéreas com milhas em programas de fidelidade. Essa tabela define um valor fixo de milhas, que são necessários para rotas específicas, independente da data da viagem ou da disponibilidade de assentos em um voo.
Geralmente, as tabelas fixas dividem as rotas em faixas de distância, e cada faixa possui uma quantidade específica de milhas associada. Por exemplo, vamos supor que você queira fazer uma viagem de curta distância, na tabela fixa ela pode custar 10.000 milhas. Já uma viagens mais longa, para outro país, pode custar 50.000 milhas.
Vantagens da tabela fixa
Mas se o valor é fixo e muitas vezes existem promoções de milhas bastantes interessantes, quais são as vantagens de usar a tabela fixa? Um dos pontos que mais agradam os milheiros nesse tipo de emissão, é a previsibilidade. Saber exatamente quantas milhas você precisa para emitir uma passagem, pode facilitar bastante o planejamento da sua viagem.
Além disso, em diversos casos, as tabelas fixas oferecem tarifas mais vantajosas e econômicas em relação as tabelas dinâmicas, que podem varias de acordo com a demanda e datas. Então com esse tipo de emissão você consegue ter mais flexibilidade de datas e horários, do que nas tarifas promocionais.
Desvantagens da tabela fixa
Tá, mas então quais são as desvantagens? Por ser uma opção mais previsível, as tabelas fixas podem não oferecer tantas opções de roas e horários em relação as tabelas dinâmicas. Outro ponto importante, é que em rotas populares, pode ser bem difícil encontrar disponibilidade para resgatar passagens aéreas na tabela. Além também, das companhias aéreas poderem limitar o número de assentos disponíveis para resgate com a tabela fixa.
Principais companhias que oferecem tabela fixa
Agora que você já sabe o que são as tabelas fixas, como elas funcionam, suas principais vantagens e desvantagens, chegou a hora de descobrir quais companhias aéreas e programas de fidelidade que oferecem esse tipo de resgate. Para a tristeza de muitos, são poucas as opções existentes no mercado. Mas não se preocupe, em algumas delas é possível emitir passagens nas companhias parcerias dos programas.
Tabela fixa Latam Pass
O programa Latam Pass é o único programa brasileiro que conta com tabela fixa atualmente, onde você pode emitir voos nas companhias parceiras, podendo ser bem vantajoso em alguns casos. Na tabela fixa do Latam Pass, você pode emitir nas 4 categorias (Primeira Classe, Classe Executiva, Premium Economy e Classe Econômica).
Infelizmente o Latam Pass mudou o valor das suas emissões através da tabela fixa, que passaram a valer após o dia 12/02/2024. Veja a seguir a tabela de cada categoria
Primeira Classe
Classe Executiva
Premium Economy
Classe Econômica
Algumas regras da Tabela Fixa Latam Pass
- Compras de passagens pela tabela fixa não se aplicam para voos Latam;
- Compras de passagens exclusivamente pela central de vendas;
- Sujeito a disponibilidade da companhia aérea parceira, e pode sofrer variações no mesmo dia da cotação;
- Verifique a disponibilidade na central de vendas antes de comprar pontuação para este fim;
- A disponibilidade do site não é a mesma para passagens compradas através da tabela fixa;
- A disponibilidade geralmente é para períodos de baixa temporada e para voos que ocorrerão nos próximos 6 meses.
Para maiores informações sobre a tabela fixa do programa Latam Pass, acesse aqui.
Tabela fixa TAP Miles&GO
Caso você não saiba, o programa TAP Miles&GO está ligada a Star Alliance. Com isso, você pode usar milhas TAP para emitir passagens aéreas com outras companhias que também fazem parte da aliança, utilizando uma tabela fixa que contem voos bem vantajosos. Nessa tabela, você encontra voos nas modalidades Econômica, Executiva e Primeira Classe.
Econômica
Executiva
Primeira Classe
Para saber todas as informações, como utilizar e o regulamento completo da tabela fixa do TAP Miles&GO, clique aqui.
Tabela fixa AAdvantage
Outro programa que conta com uma tabela fixa, é o AAdvantage, da American Airlines. Além dos voos operados por eles, também é possível emitir trechos com companhias aéreas que fazem parte da OneWorld. Existem estratégias mais avançadas, que muitos donos de agências de turismo usam, para trechos dentro do Brasil. Vale a pena dar uma estudada sobre o assunto. Um curso bem legal é o Lucrando Com Milhas PRO, que ensina como ganhar dinheiro com o mercado de turismo, e principalmente, com a venda de passagens com milhas aéreas.
Como a lista de tabela fixa do AAdvantage é bem grande, recomendamos que você acesse clicando aqui o site deles e pegue todas as informações sobre trechos, companhias parceiras, regulamentos e como emitir.
Tabela fixa Iberia Plus
O Iberia Plus também conta com uma tabela fixa bastante interessante, até mesmo para voar dentro do Brasil através da Latam, já que são companhias aéreas parceiras. Além dela, você também consegue emitir trechos com a tabela fixa na American Airlines, British, Qata, Avianca, entre outras.
A tabela fixa do Iberia Plus funciona um pouco diferente das de outros programas, já que é calculada por distância. Mas usando a estratégia certa, ela pode sair bem em conta. Clique aqui para acessar todas as informações do programa.
Como usar a tabela fixa a seu favor?
Agora que você conheceu tudo sobre as tabelas fixas, chegou a hora de saber como usá-las a seu favor. É muito importante que antes de fazer uma emissão, você compare os preços das passagens aéreas em dinheiro e na tabela dinâmica. Também pesquise com antecedência, já que a disponibilidade pode estar baixa. Uma dica legal é ser bastante flexível, já que mudando datas e horários, as suas chances podem aumentar. Considere outros fatores como a classe de serviço, taxas de embarque e franquia de bagagem, e fique sempre atento nas mudanças de preços das tabelas fixas.
Considerações finais
Dominar a arte de entender e criar estratégias com as tabelas fixas, vai fazer você ir além no mundo das milhas aéreas, e conquistar viagens com preços bem vantajosos. Se você quer ficar por dentro de dicas como essa, assine a nossa newsletter e veja como é fácil acumular milhas aéreas todos os dias.