A Latam anunciou uma mudança que afeta diretamente os clientes com status no programa Latam Pass, não será mais possível solicitar upgrades de cabine usando trechos cortesia em passagens compradas na tarifa Light, a mais barata da companhia.
A medida encerra uma promoção que vinha sendo prorrogada desde agosto de 2023, permitindo o upgrade mesmo em bilhetes Light. A partir de agora, o benefício será exclusivo para passagens emitidas nas tarifas Standard e Full.
Como funciona agora?
Na hora de simular a compra de uma passagem no site ou aplicativo da Latam, já é possível perceber que o upgrade de cabine com trechos cortesia só aparece a partir da tarifa Standard. A restrição vale tanto para voos nacionais quanto para voos internacionais fora da América do Sul.
Ou seja, clientes com status Gold, Platinum, Black ou Signature que desejam pleitear o upgrade precisarão desembolsar mais para emitir a passagem em uma tarifa superior — mesmo sem garantia de que o upgrade será confirmado.
Impacto para clientes elite
A mudança gera um cenário contraditório. Um cliente Gold, por exemplo, já tem direito a despacho gratuito de bagagem — o principal benefício da tarifa Standard — e, por isso, não teria razão para pagar a mais por essa tarifa, além da possibilidade incerta de upgrade.
A situação também prejudica clientes das categorias mais altas (como Black e Signature), cujas empresas emitem passagens próximas à data do voo, muitas vezes por preços altos. Mesmo pagando caro, esses clientes não poderão usar o benefício se a tarifa for Light — enquanto um cliente de categoria inferior que comprou uma passagem promocional na tarifa Standard poderá.
Ainda dá para conseguir upgrade?
Apesar da nova regra, ainda existem caminhos para obter os trechos de upgrade com a Latam:
Assinando o Clube Latam Pass com os adicionais Embarque, Acelere ou Turbo, o cliente pode ganhar status Gold e, com isso, ter acesso ao benefício (desde que compre passagens nas tarifas válidas).
Cartões de crédito Latam Pass Itaú também oferecem trechos de upgrade, mesmo para quem não tem status elite:
Latam Pass Itaú Platinum: 3 trechos para voos dentro da América do Sul e 1 trecho fora.
Latam Pass Itaú Infinite ou Black: 6 trechos para voos dentro da América do Sul e 2 fora.
Com a suspensão do upgrade na tarifa Light, a Latam restringe ainda mais o acesso ao conforto da cabine premium economy, exigindo que os clientes paguem mais por bilhetes Standard ou Full. A mudança é especialmente frustrante para passageiros frequentes com status no programa, que agora precisam avaliar se vale a pena pagar mais caro por um benefício incerto.
Quer garantir os melhores preços para a sua viagem?
A Mydh Travel é a nossa agência de viagens parceira! Com atendimento humanizado e agentes que vão buscar as melhores ofertas para a sua viagem, inclusive com milhas aéreas, você vai garantir uma experiência que cabe nos seus sonhos. Não perca mais tempo e clique aqui para falar com eles hoje mesmo pelo WhatsApp...
